Estando o segmento dos SUVs compactos a crescer a olhos vistos, a Audi aposta forte com o Q2 que venderá a partir de Novembro, num nicho do mercado onde as rivais BMW e Mercedes ainda não têm qualquer produto. Porque este Q2, como o nome indica, ficará abaixo do Q3, o rival natural dos BMW X1 e Mercedes GLA, comparando-se com modelos de grande popularidade como o Nissan Juke, Peugeot 2008 ou Renault Captur, até aqui sem adversários dos construtores ditos "premium" na luta dos "crossovers" urbanos.
Para contextualizar as imagens que mostramos acima, podemos dizer que o Audi Q2 é 12 cm mais curto que um A3 Sportback (versão de 5 portas), apenas 1 cm mais largo, mas 8 cm mais alto. Já em relação, por exemplo, ao popular Nissan Juke, o Q2 é 6 cm mais comprido e 3 cm mais largo, mas 6 cm mais baixo. Por outro lado, apesar de ter uma distância entre eixos quase 4 cm mais curta, o Q2 consegue oferecer uma bagageira maior que o A3 Sportback (380 l) e bastante maior que o Juke (354 l), com excelentes 405 litros de volume que podem chegar aos 1050 litros se se rebaterem os bancos traseiros.
O Audi Q2 está construído sobre a mesma base do A3, a plataforma modular do Grupo VW para motores montados em posição transversal (MQB). E já que nos referimos a motores, este "crossover" de Ingolstadt aparecerá com três a gasolina e três Diesel: na primeira "equipa" alinham os 1.0 TFSI de 116 cv, 1.4 TFSI de 150 cv – com a tecnologia que desliga dois dos quatro cilindros em determinadas situações para baixar o consumo – e 2.0 TFSI de 190 cv; do lado do gasóleo terá o 1.6 TDI de 116 cv e dois 2.0 TDI com 150 e 190 cv.
É com este Q2 muito compacto que a Audi quer entrar no competitivo nicho dos "crossovers" citadinos, propondo ainda uma enorme quantidade de ajudas à condução, embora algumas como equipamentos opcionais. São os casos do "cruise control" activo, reconhecimento de sinais de trânsito, "head-up display", alerta de saída involuntária de faixa ou detector de outros veículos no ângulo morto.
Como referimos, o Audi Q2 só chegará ao mercado em Novembro. É, por isso, ainda demasiado cedo para haver uma ideia do seu preço, mas é natural que fique abaixo do das versões de cinco portas (Sportback) do A3.